quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Robalheira começa aqui? Pivô de escândalos é mantido na presidência da Câmara


Eleito era tido como o nome mais improvável entre os concorrentes
Publicado no Super Notícia em 02/01/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
ISABELLA LACERDA
FOTO: DOUGLAS MAGNO
Eleição. Léo Burguês saiu vitorioso da disputa pela presidência da Câmara, com o apoio dos novatos e o racha entre PSB e PSDB
Um racha na base do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na Câmara de Belo Horizonte levou à reeleição o presidente da Casa, o vereador Léo Burguês (PSDB), pivô de escândalos durante a última legislatura. Sem apoio do seu partido e mesmo não tendo a adesão de Lacerda a seu nome, o tucano foi mantido por mais dois anos na presidência da Câmara tendo a sua chapa sido votada por 21 vereadores.

 (Sidney LopesEM/D.A Press)
O nome de Burguês, que até horas antes da eleição era tido como improvável, foi escolhido em meio a muita articulação e graças, principalmente, à adesão de vereadores novatos a sua candidatura. Duas horas antes da reunião, que também empossou o prefeito reeleito na capital e os 41 vereadores eleitos, o grupo de Burguês tentava um acordo com o também tucano Henrique Braga - opção surgida de última hora para tentar um consenso dentro da Casa.

Sem consenso, o grupo decidiu disputar voto a voto a eleição, indo contra uma decisão anterior do PSDB. Do outro lado, PSB e PT haviam se unido em torno de Bruno Miranda (PDT), que também pretendia lançar uma chapa.

Miranda era considerado o preferido de Lacerda, porém, desagradava os tucanos que não aceitavam perder a direção do Legislativo.

Para evitar um racha ainda maior e não desagradar o senador Aécio Neves (PSDB), momentos antes da votação Lacerda entrou em contato com o grupo liderado pelo pedetista pedindo para que apoiasse Braga. A solicitação, porém, não foi atendida pelo PT, que integra o grupo de oposição ao socialista. Henrique Braga foi derrotado com 14 votos. Quatro petistas se abstiveram e dois vereadores não estavam presentes na hora da votação.
Racha. Burguês afirmou que acha "legítimo" Lacerda ter preferido outro candidato e admitiu que vai ser mais "difícil" para o Executivo votar os projetos de seu interesse "já que a base de governo não está tão forte na Casa". O tucano fez questão de minimizar as polêmicas que o envolveram nos últimos anos, como a aprovação do aumento salarial de 61,8%, que foi vetado por Lacerda, e a compra de lanches no bufê de sua madrasta, ressaltando que existem altos e baixos em qualquer um dos Poderes.

Já Braga garantiu que a eleição de Burguês "racha o PSDB". "Ele comprou uma briga com o partido", disse.

Ao mesmo tempo, o PSB do prefeito decidiu, ontem, durante reunião da bancada, fazer oposição à Mesa Diretora eleita, o que coloca de lados opostos as principais siglas que apoiaram a eleição de Lacerda.
FOTO: DOUGLAS MAGNO
Marcio Lacerda elogiou o senador Aécio Neves em seu discurso


















EXECUTIVO
Lacerda destaca rompimento com PT
A polêmica disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, neste ano, que colocou em lados apostos o prefeito reeleito Marcio Lacerda (PSB) e o PT refletiu, ontem, no discurso feito pelo socialista, na Câmara Municipal, onde foi empossado para o seu segundo mandato na capital mineira.

Lacerda fez questão de agradecer a parceria que manteve com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos quatro anos, mas deu maior destaque ao senador Aécio Neves, chamado pelo prefeito de "líder maior".

Questionado se o enfoque no nome de Aécio, que foi aplaudido fervorosamente pelos presentes na posse, seria um indicativo de uma maior proximidade sua com o projeto pretendido pelo senador para 2014, o socialista negou. "A atenção a Belo Horizonte transcende a questão partidária", disse, garantindo que pretende terminar os quatro anos de mandato.

O racha entre petistas e socialistas na capital mineira foi um dos principais pontos reforçados por Lacerda durante o seu discurso.

"O ano de 2012 colocou em campos diferentes projetos que até então eram companheiros e que foram para lados opostos". "Fico feliz pela população da capital ter aprovado nosso projeto e acreditar nas nossas propostas", ressaltou Lacerda, que venceu o ex-ministro Patrus Ananias com 54% dos votos. O petista, inclusive, participou da cerimônia de posse, ontem, e ressaltou que "o PT ainda sabe fazer oposição".

O prefeito reeleito fez questão ainda de defender uma relação harmoniosa com os vereadores, sem que "o desejo de fazer oposição se sobreponha aos interesses da cidade". Esse foi, inclusive, um dos motivos que levaram Lacerda a defender que a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo ocorresse de forma consensual e sem disputas internas, o que acabou não acontecendo.

Já em fevereiro, o prefeito pretende enviar a Câmara três projetos de lei de interesse do Executivo.(IL) (Tulio Santos/EM/D.A Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário