terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

BETIM Presos se rebelam ateando fogo em colchões de Ceresp



Publicado no Super Notícia em 05/02/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
EVANDRO TELES
FOTO: NELSON BATISTA
Agentes usaram spray de pimenta; Suapi diz que não houve excesso
Uma possível restrição à visitação de familiares de presos no Ceresp Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, motivou uma rebelião na unidade, na manhã de ontem. Alguns detentos atearam fogo em colchões revoltados com o rumor.

Segundo a dona de casa Ângela Passos, 50, cujo filho de 24 anos cumpre pena na unidade, grávidas e crianças menores de dez anos não poderiam mais visitar seus parentes. "A situação piorou com a chegada do novo diretor, que está proibindo a gente de fazer visita até no período de chuva. Agora, a revista que eles fazem é humilhante", disse.

Enquanto aguardavam o desfecho da rebelião, alguns familiares fizeram um cordão humano em frente a uma das saídas do Ceresp Betim. Eles acreditavam que a transferência de alguns detentos tivesse relação com algum ato disciplinar. Agentes do Comando de Operações Especiais (Cope) tiveram que intervir e ouve novo tumulto, com familiares e repórteres sendo atingidos com spray de pimenta.

A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informou que não houve situação de rebelião no Ceresp Betim. Ainda segundo a Suapi, "um boato de que crianças e senhoras não poderiam fazer mais visitas à unidade fez com que detentos, que estavam no banho de sol, se recusassem a voltar para suas celas. A situação foi revertida durante uma conversa do diretor da unidade com os presos, com exceção da ala C, na qual os detentos colocaram fogo nos colchões em protesto ao boato". Conforme a Suapi, a transferência de 65 presos já estava programada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário