terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Esqueleto achado em estacionamento é do rei Ricardo III da Inglaterra


MORTO HÁ 527 ANOS
Publicado no Super Notícia em 05/02/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
FOTO: UNIVERSITY OF LEICESTER/ASSOCIATED PRESS
Restos mortais de Ricardo III exibem escoliose, uma forma de curvatura da coluna vertebral
Leicester, Reino Unido. O esqueleto encontrado em um estacionamento de Leicester, no centro da Inglaterra, é do rei Ricardo III, morto aos 32 anos, em 1485 no campo de batalha, segundo anunciaram especialistas ontem. Os cientistas descreveram a descoberta, que foi feita por exames de DNA, como "verdadeiramente surpreendente".

"A conclusão acadêmica da Universidade de Leicester é que, além de qualquer dúvida razoável, o indivíduo exumado em Greyfriars, em setembro de 2012, é efetivamente Ricardo III, o último rei da Inglaterra da casa Plantagenet", afirmou o arqueólogo Richard Buckley, que encabeçou a investigação. Os especialistas realizaram datação por carbono, testes de DNA e exames de raio X para determinar a veracidade da descoberta.

O corpo de Ricardo III, que foi rei da Inglaterra entre 1483 e 1485, nunca havia sido encontrado. O esqueleto, que está bem conservado, tem detalhes surpreendentes, como a ponta metálica de uma flecha entre as vértebras superiores e uma fenda na parte de trás do crânio. Os restos mortais do soberano serão sepultados na catedral da cidade.

Ricardo III foi retratado em uma peça de William Shakespeare como um usurpador corcunda que deixou um rastro de corpos, incluindo os de seus dois sobrinhos principescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário