sexta-feira, 8 de março de 2013

Corpo de Chávez ficará exposto mais sete dias e será embalsamado e irá para o museu


Publicação: 07/03/2013 18:46 Atualização: 07/03/2013 19:44
Multidão acompanha velório de Hugo Chávez na Venezuela (EFRAIN GONZALEZ / PRESIDENCIA / AFP)
Multidão acompanha velório de Hugo Chávez na Venezuela
O presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, informou na tarde de hoje (7) que o corpo do presidente Hugo Chávez será embalsamado, "para que possa ser visto eternamente em uma urna de cristal”. Maduro disse também que a capela onde está o corpo de Chávez, na Academia Militar, em Caracas, ficará aberta por mais sete dias, para que o povo possa se despedir dele. Hugo Chávez morreu terça-feira (5), aos 58 anos, após cerca de um ano e meio de tratamento contra câncer.
                                   Veja fotos do velório de Chavez

São esperados para os funerais representantes de 33 países na capital venezuelana. A presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o presidente de Cuba, Raúl Castro, já estão no país.

Em uma rede social, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, destacou o trabalho social do líder venezuelano. “O grande legado de Chávez é a inclusão social de milhões de pessoas que não eram vistas e hoje são protagonistas. Milhões de pessoas foram alfabetizados e tiveram, pela primeira vez, acesso à saúde, educação, habitação e ao futuro. Isso exemplifica a vida e a militância de Hugo”, disse Cristina Kirchner.

Em entrevista à Telesur, o presidente da Bolívia, Evo Morales, classificou Chávez como “lenda” e “herói”. “É a nossa lenda, é o herói das lutas de nossos tempos (…) É o mais humano do mundo, sua solidariedade era inalcançável.” Morales fez coro a Cristina Kirshner, ao lembrar o trabalho de Chávez em prol dos mais carentes, chamando-o de “redentor dos povos".

Para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, o presidente venezuelano, que tinha eleito no ano passado para o quarto mandato consecutivo, Chávez era um homem cuja “contribuição para a causa da dignidade humana não tinha fronteiras e alcançou os corações e mentes do mundo árabe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário