quinta-feira, 7 de março de 2013

Oito presos por violência doméstica


Envolvidos estavam sob medidas protetivas, mas descumpriram as ordens
Publicado no Super Notícia em 07/03/2013
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
RICARDO VASCONCELOS

Dois dias antes da data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a Polícia Civil prendeu, ontem, oito homens envolvidos em casos de violência doméstica, em Belo Horizonte, e também na região metropolitana. Um número que pode ser considerado pequeno, perto dos 70 mil inquéritos investigados somente na capital.

Ontem, foram apresentados, na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher, seis dos oito suspeitos presos durante a operação realizada na terça-feira para o cumprimento de dez mandados de prisão preventiva. Os envolvidos tiveram que cumprir medidas protetivas estabelecidas pela Justiça a favor das mulheres, mas acabaram descumprindo as ordens. Todos eles já têm passagens pela polícia.

"E quem continuar infringindo as medidas terá o mesmo destino", avisou a delegada Margaret de Freitas, lembrando que as prisões de ontem se somam com outras 20, registradas entre janeiro e fevereiro. No mesmo período, foram concluídos 1.111 inquéritos, enquanto foram registradas 1.732 ocorrências de violência doméstica, sendo que, em 70 delas, os autores foram presos em flagrante.

Até o fim do ano, os registros de agressões contra as mulheres podem passar os 11.976 de todos os casos de 2012, segundo previu a própria delegada.

"É um número alto, mas isso é resultado de uma maior procura das vítimas pelas autoridades. Elas estão ficando mais conscientes na busca dos seus direitos fundamentados, principalmente, pela Lei Maria da Penha", afirmou Margaret Rocha.
Nova delegacia
Desde o dia 22 do mês passado, a Delegacia de Mulheres conta com uma nova unidade de plantão, na rua São Paulo, 679, no centro da capital. Somente nessa delegacia, podem ser realizadas as ocorrências de violência contra a mulher. A antiga sede no Barro Preto, na região Centro-Sul, fica responsável somente por investigações e inquéritos policiais. Além das delegacias, as vítimas também podem acionar a Polícia Militar pelo 190 e pelo disque-denúncia (181). "As mulheres sofrem violência doméstica e têm que denunciar. Acredito que se trata de um problema cultural", afirmou Margaret de Freitas. (RV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário