sexta-feira, 19 de abril de 2013

Polícia Civil de Minas abre licitação para terceirização de rabecões, ( Absurdo mais aumento nas folhas públicas).


 | 19/04/2013 | Comments 0 Comentários

Depois de longos atrasos na remoção de cadáveres este ano, corporação abre edital e também conclui a licitação para compra de 30 novos rabecões
pcmg1Está aberto o edital de licitação para terceirização de rabecões na Polícia Civil de Minas Gerais. Empresas interessadas em oferecer o serviço deverão se apresentar para o credenciamento em sessão pública marcada para o dia 7 de maio, às 10h, na sala 6 do 4º andar do Edifício Minas, conforme edital publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Estado.
A licitação vem para resolver uma carência na corporação depois de longos atrasos na remoção de cadáveres este ano. Em março, a família do engenheiro químico João Gabriel Camargos, de 25 anos, morto dentro de um ônibus na BR-381, sofreu com a demora na prestação do serviço. Apesar de ele ter sido levado para um hospital no Barro Preto, na área central de BH, foram mais de quatro horas para que o corpo fosse recolhido ao Instituto Médico Legal (IML), desde a confirmação do óbito às 6h30. A Polícia Civil negou a demora e informou que seus agentes foram acionados às 7h. A equipe da perícia chegou ao hospital às 8h, apesar de o Instituto de Criminalística ficar a pouco quarteirões do local. O rabecão chegou às 9h55, tendo saído com o corpo às 10h23.
A dor dos parentes do engenheiro se repetiu pelo menos para mais duas famílias na mês época. O resgate do corpo de Maria Isidoro da Silva Carvalho, de 73 anos, que sofria de problemas cardíacos, demorou cerca de 15 horas, segundo denunciaram familiares. O corpo ficou no apartamento da família das 3h às 18h. Já os parentes de Jeferson Rodrigo Nascimento, de 29, encontrado morto no banheiro de sua casa às 7h, esperaram por quase 20 horas para que ele fosse retirado.
No fim do carnaval, no dia 13 de fevereiro, um acidente às 7h15 na BR-040, em Itabirito, na Região Central, matou cinco pessoas. A perícia chegou ao local depois de quatro horas e um rabecão de BH teve que ser enviado para o resgate dos corpos. O resultado foi o trânsito fechado até o começo da tarde.
Também em fevereiro, uma demora angustiante também marcou a família de uma menina de 9 anos em Caeté, na Grande BH. O corpo da criança ficou na rua onde ocorreu o acidente por mais de seis horas aguardando o rabecão. J.S.N estava brincando com o irmão D.D.N, de 10 anos, quando ocorreu a tragédia. Os dois estavam juntos na mesma bicicleta que, desgovernada, desceu uma ladeira e bateu contra um muro.
Fonte do blogAcho um absurdo, pois em vez de aumentar o gasto das folhas públicas por que não faz o projetos deste que escreve, passe o rabecão para o corpo de Bombeiros assim  até nossas ocorrências serão mais rápidas no atendimento, pois nossos amigos bombeiros são eficazes no que fazem, por isto que o governo do Rio de Janeiro passou o rabecão para os Bombeiros. 
Detalhes da licitação 
Além da documentação regular e o cumprimento de todas as exigências necessárias para contratação com o estado, o edital estabelece que a empresa deve ser uma funerária e possuir pelo menos três veículos devidamente adaptados para a remoção de cadáveres e com o máximo de dez anos de fabricação. O serviço, que será monitorado permanentemente pelas unidades da Polícia Civil, deverá ser prestado por um motorista e um ajudante.
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, para onde o serviço será contratado, foi dividida em quatro regiões classificadas pelo edital em lotes que englobam os municípios a serem atendidos. A empresa só pode se credenciar para prestar o serviço se estiver localizada em uma das cidades do respectivo lote.
“A terceirização é uma solução moderna em termos de gestão e vai servir para complementar e ampliar o serviço que já é feito, fazendo com que a Polícia possa atuar de forma mais ágil e eficaz”, afirma o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta.
Compra de 30 veículos
Além do credenciamento público de empresas para terceirização, a Polícia Civil concluiu a licitação para compra de 30 novos rabecões. A empresa vencedora já assinou o contrato e agora começa a cumprir o prazo estipulado para a entrega dos veículos. Eles devem começar a rodar no segundo semestre para atendimento a municípios da Grande BH e interior de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário