quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nova portaria do Exército tenta aumentar segurança



Publicado no Jornal OTEMPO em 23/05/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
KARINA ALVES
Uma nova portaria do Exército determina que as empresas que trabalham com explosivos tenham total rastreabilidade da carga que armazenam e apresentem um plano de segurança mais rigoroso do que estabelece a legislação vigente. Segundo o capitão Nunes, assessor de comunicação do Exército, as novas regras passam a valer em 180 dias, prazo estabelecido para as empresas se adequarem.

A medida foi tomada diante dos crescentes casos de roubo a esse tipo de material, usado para explodir caixas eletrônicos de bancos. Em Minas, pelo menos 840 kg de explosivos foram roubados em um ano, conforme balanço atualizado da Polícia Civil.

O número não só preocupa a polícia, como pode ser maior do que a corporação tem conhecimento. "Vamos investigar se os casos de roubo ou extravio de explosivos estão sendo devidamente informados", afirmou o chefe da Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil, Vicente Ferreira.

Diante do caso mais recente, em que 374 kg de explosivos e 272 detonadores foram roubados da Mineradora Bela Vista, em Contagem, na região metropolitana da capital, anteontem, o chefe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, delegado Márcio Nabak, enviou um ofício ao Exército pedindo uma reunião para discutir a segurança em empresas que atuam com explosivos. O encontro ainda não foi marcado. .

O delegado ainda determinou que a Polícia Civil fiscalize as cerca de 600 empresas de Minas Gerais que trabalham com explosivos. "Não sabemos se esse material está sendo roubado somente para explodir caixas eletrônicos". A polícia teme que os explosivos possam ser usados para facilitar a fuga de detentos.

Mineradora. Após vistoria à Bela Vista ontem, o Exército afirmou que a mineradora atendia os requisitos legais quanto aos cuidados na estocagem dos explosivos e na manutenção de equipe de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário