quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passageiro se recusa a voar com mulher no comando



Publicado no Jornal OTEMPO em 23/05/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
JOANA SUAREZ
FOTO: DIVULGAÇÃO TRIP
Mulheres. Elas comandam aviões de grande porte e estão cada vez mais presente na aviação brasileira
Após se recusar a viajar em um voo comandado por uma mulher, um homem foi expulso do avião da Trip Linhas Aéreas que seguia do Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, para Goiânia (GO), na última sexta-feira. Policiais federais foram chamados para retirar o homem e o voo saiu com cerca de uma hora de atraso.

A atitude do passageiro, que não teve o nome revelado, causou tumulto na aeronave. "É inadmissível", disse o empresário Paulo César de Oliveira, 66, que estava no avião e ouviu quando o homem, que aparentava ter 40 anos, disse: "a Trip deveria ter me avisado que a comandante era mulher. Eu não voo com mulher no comando".

A comandante Bethania Porto, que saiu da cabine para falar com o passageiro, se sentiu no direito de não voar na presença dele. O homem saiu da aeronave escoltado por policiais e vaiado pelos passageiros.

Segundo a assessoria de imprensa da Trip, um fato como esse nunca ocorreu na companhia, que tem 15 pilotos e 1.470 colaboradoras mulheres. O Sindicato Nacional dos Aeronautas também informou que nunca soube de algo parecido.

"Em 37 anos que atuo na aviação, nunca vi um absurdo desse. Daqui a pouco esse moço não vai poder voar mais porque as mulheres estarão dominando o mercado", disse o coordenador do curso para pilotos do Aeroclube do Estado de Minas Gerais, Ernani Assis

internet. O caso teve grande repercussão nas redes sociais ontem, sendo compartilhado no Facebook por mais de 200 pessoas. Patrícia Patta, 29, estudante do curso de formação de pilotos e na área da aviação há sete anos, afirma que Bethania é uma piloto muito elogiada. "As mulheres ouvem piadas preconceituosas do tipo ‘mulher tem que pilotar fogão’", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário