terça-feira, 10 de julho de 2012

Candidatos a vereador pegam carona até em Raul Seixas Entre os 1.152 candidatos a vereador em Belo Horizonte, há sósias de famosos, como os que se inspiraram em Raul Seixas e em Barack Obama, e filhos de políticos bons de voto



O vereador é seu representante no legislativo municipal, escolhido por você, através do voto secreto, portanto, é seu direito e dever cobrar a aprovações dos projetos que vão gerar benefícios a você, a sua família.

Daniel Camargos -
Publicação: 10/07/2012 06:00 Atualização: 10/07/2012 06:38

Enquanto você se esforça para ser um sujeito normal, dois candidatos a vereador de Belo Horizonte querem conquistar os votos dos fãs do Maluco Beleza: Cláudio Raulseixista (PSDB) e Cantor Raul Maluco (DEM). Eles se somam a mais 1.150 candidatos que registraram candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para disputar as 41 vagas na Câmara Municipal. O que não falta na campanha da capital são figuras carimbadas. Além dos dois discípulos de Raul, o pleito terá o delegado e o advogado que protagonizaram duelos memoráveis no caso do goleiro Bruno, acusado de matar Eliza Samudio: o delegado Edson Moreira (PTN) e o advogado Ércio Quaresma (PV).
Também estão no páreo o ex-prefeito e cinco vezes deputado federal Maurício Campos (PR), que retorna à política depois de longo tempo afastado e Jocélia Brandão (PSDC), que se notabilizou na luta por punições mais rigorosas para crimes hediondos como o que vitimou a filha dela, Miriam Brandão, no início da década de 1990. Tia Dulce (PMDB) do Clubinho, ex-apresentadora de programa infantil da TV Alterosa é outra que aposta na fama para garantir votos. Há ainda diversos filhos de políticos bons de voto, como o do ex-prefeito de BH já falecido Célio de Castro, Rodrigo Célio de Castro (PHS).
Cláudio Raulseixista, de 55 anos, só começou a aprender violão depois dos 50, mas diz que sabe o suficiente para arranhar os acordes de algumas músicas de seu ídolo, morto aos 44 anos em 1989. Na última eleição para a Câmara Municipal, conseguiu 1.050 votos, mas diz não fazer “a mínima ideia” de quantos precisa para ser eleito. Nascido Cláudio Pinto Fontora, ele é dono de um depósito de material de construção, no Bairro Serrano, na Região da Pampulha, e diz que o objetivo, se eleito, é “fazer algo pelos menos favorecidos”. Raulseixista não sabia que tinha um rival, o Cantor Raul Maluco, mas resolveu mandar um recado. “Se ele não segurar a onda e desistir é só falar que tem vaga no meu metrô, da linha 743”, avisa, citando a canção de Raulzito. O Cantor Raul Maluco, entretanto, parece não estar disposto a abrir mão da candidatura. Da última vez que foi candidato conseguiu 1,6 mil votos e animou os colegas do DEM.
 “É uma pessoa carismática filiado ao partido há 12 anos”, declara o vereador Preto (DEM), que destaca o que faz dele um personagem da cidade: “É folclórico, anda com buzina, corneta e rodeado de cachorros”. Um dos principais articuladores das candidaturas do DEM em BH, o vereador admite que o descrédito na classe política é que propicia a boa votação dos candidatos folclóricos. “A população está muito revoltada com os políticos e essas pessoas acabam recebendo o voto de protesto”, avalia Preto.

O cantor Raul Maluco é candidato a vereador pelo DEM (Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A Press)
O cantor Raul Maluco é candidato a vereador pelo DEM
Cantor Raul Maluco é o nome de urna de Isoé Jorge Mateus de Faria, de 57 anos. A reportagem não conseguiu encontrá-lo em casa, no Aglomerado da Serra. O candidato não tem telefone celular. “É muito difícil achar ele. Está sempre perambulando de bicicleta pela cidade”, informou Preto. Em entrevista a Revista Ragga, por ocasião dos 20 anos da morte de Raul Seixas, em 2009, ele contou que incorporou o personagem em 1990, um ano depois do falecimento. “Começaram a falar que eu parecia com o Raul. Me deram a bicicleta e o violão. Mesmo sem saber direito, comecei a andar pela cidade tocando as músicas dele”, afirmou. Ele pode ser visto acompanhando o desfile de 7 de setembro, cantando na Feira Hippie ou pelos bares. Mais do que ideologia partidária segue o lema do ídolo: “Deus fez o homem com barro e Raul com barro e amor”.
Outro sósia que vai pedir o voto do eleitor da capital é Barack Obama, ou melhor o Obama BH que, curiosamente, escolheu o Partido Republicano Brasileiro (PRB), enquanto o presidente dos Estados Unidos é filiado ao Partido Democrata, rival secular do Republicano. Obama é Gerson Januário de Almeida e declarou ter apenas um Ford Ka 1999, avaliado em R$ 10 mil. Assim como Cantor Raul Maluco, o candidato Mister Bus (PC do B), é figura frequente nas ruas da cidade, sempre com um ônibus de papelão usado como chapéu, e dando suas opiniões sobre o transporte coletivo.
Filhos Há ainda candidatos a vereador que confiam na transferência de votos dos pais como os filhos do candidato a prefeito Patrus Ananias (PT), Pedro Patrus; do ex-prefeito Célio de Castro (1932-2008) , Rodrigo Célio de Castro (PHS) e do vereador Elias Murad (PSDB), José Elias Murad (PSDB). Outro que dependerá da popularidade do pai é Dadazinho (PTB), filho do ex-jogador de futebol e comentarista Dadá Maravilha.
 Mais figuras conhecidas
Tia Dulce do Clubinho (PMDB)    Ex-apresentadora de programa infantil
Edson Moreira (PTN)    Delegado caso Bruno
Ércio Quaresma (PV)    Advogado caso Bruno
Jocélia Brandão (PSDC)    Mãe de Mirian Brandão, sequestrada e assassinada no início da década de 1990
Maurício Campos (PR)    Ex-prefeito de Belo Horizonte
Obama BH (PRB)    Sósia do presidente dos EUA, Barack Obama
Mister Bus (PCdoB)    Circula pela cidade com um ônibus de papelão na cabeça
Rodrigo Célio de Castro (PHS)    Filho do ex-prefeito Célio de Castro
José Elias Murad (PSDB)    Filho do vereador Elias Murad
Pedro Patrus (PT)    Filho do candidato a prefeito Patrus Ananias
Dadazinho (PTB)    Filho do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Dadá Maravilha                                                                                                                                          Cb Flavio do SAMU (PRB) Militar e TEC. enferm.no SAMU/BH saúde e segurança este sabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário