terça-feira, 10 de julho de 2012

Prefeito de BH manda recado em tom de ameaça a petistasPrefeito diz que vai exonerar os servidores da PBH que fizerem campanha durante o expediente ou atrapalharem a administração


Publicação: 10/07/2012 06:00 Atualização: 10/07/2012 09:02
Os funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte que fizerem campanha na hora do expediente ou prejudicarem a imagem da administração serão demitidos. O recado, claramente dirigido aos petistas que ocupam cargos municipais, foi dado ontem pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), que anunciou para hoje as primeiras substituições. Além das mudanças em virtude do rompimento do PT com a aliança que levou o socialista há quatro anos a assumir a prefeitura, integrantes do núcleo do governo de Lacerda vão sair para exercer cargos estratégicos na campanha. A tendência é que técnicos das próprias pastas sejam aproveitados para o mandato tampão. 

Durante reunião com os aliados, Lacerda reclamou dos quadros do PT na prefeitura e foi duro no aviso aos servidores. “Não queremos é que militantes continuem fazendo o que vêm fazendo há mais de um ano, prejudicando a população e dizendo que foi ordem do prefeito. Quem fizer campanha em horário de trabalho ou atender mal as pessoas para prejudicar a imagem do prefeito terá a situação legalmente resolvida”, afirmou.
Sem antecipar quem serão os primeiros nomes trocados, o prefeito afirmou que substituições serão publicadas no Diário Oficial de hoje. Lacerda disse estar analisando as situações e comunicando os comissionados. A estimativa é que cerca de 900 cargos sejam ocupados pelos petistas. “Não estamos tomando decisões precipitadas sobre as exonerações, é preciso respeitar as pessoas e suas opções políticas. Mas não queremos que a campanha prejudique a população”, afirmou. Para evitar uma interrupção na máquina administrativa, a prioridade será para quem já está nas pastas. “Em boa parte dos casos nós vamos substituir essas vagas por pessoas das próprias estruturas, seja em caráter eventual ou mais definitivo. Em relação às regionais, vamos ter mais definições amanhã”, disse. 

A restruturação dos quadros ficará nas mãos do secretário de governo, Josué Valadão. Caberá a ele tocar a administração, já que Lacerda ficará comprometido com a campanha pela reeleição. O período é mais de manutenção, já que novos convênios ou recursos não podem ser assinados durante os meses que antecedem a eleição. Na quinta-feira, 13 integrantes do primeiro e segundo escalão filiados ao PT enviaram uma carta ao prefeito pedindo exoneração em caráter irrevogável. Até agora, muitos deles não obtiveram retorno. Não se manifestaram os indicados do deputado federal Virgílio Guimarães, titulares da Belotur (Antônio Silveira) e na Regional Oeste (Neusa Fonseca). Neusa, da regional Oeste, teria se desfiliado ontem do PT. 

Aliados
Decisão mais imediata de Lacerda será a substituição temporária de seus aliados na estrutura. O secretário de Regulação Urbana, Pier Senesi, sai para coordenar toda a logística da campanha. Já o secretário de Assuntos Institucionais, Marcelo Abi-Saber vai para a parte financeira. O secretário de Comunicação Régis Souto, que atuou na campanha passada, também volta para a coordenação da área de imprensa. Adler Andrade, chefe de gabinete de Lacerda, também sai do cargo para cuidar da parte de agenda do prefeito na campanha. A outra exonerada temporariamente será a coordenadora do Programa BH Metas e Resultados, Beatriz Goes, que será secretária executiva na formulação do programa de governo. Caberá a ela organizar com representantes dos partidos e grupos temáticos as diretrizes das propostas para um eventual segundo mandato. 

Mesmo com a saída de petistas da prefeitura, os tucanos preferiram não reivindicar novos postos. “O PSDB não reivindica nada mas estamos à disposição. O PSDB tem muitos quadros, apesar de ter muitos deles no governo estadual. Se precisarem tem muita gente”, afirmou o presidente municipal da legenda, deputado estadual João Leite. 

"Quem fizer campanha em horário de trabalho ou atender mal as pessoas para prejudicar a imagem do prefeito terá a situação legalmente resolvida" - Marcio Lacerda (PSB), prefeito de BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário