quarta-feira, 13 de março de 2013

Policiais civis denunciados por fraude no Detran continuam trabalhando até julgamento


Publicação: 13/03/2013 07:31 Atualização:
Seis policiais civis de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, investigados há um ano pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Corregedoria da Polícia Civil, foram formalmente denunciados ontem à Justiça. Os agentes, investigados por fraude de documentos e formação de quadrilha, passaram à condição de réus, mas enquanto não forem julgados continuarão trabalhando normalmente, respondendo ao processo em liberdade.

Dois foram acusados de participar de uma quadrilha que falsificava documentos de veículos. Segundo informações da promotoria, o delegado Márcio Olinto Hazan, que até 2011 era responsável pelo departamento de trânsito da cidade, liberou sua senha, que dava acesso ao sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para o investigador Marcus Vinícius Pinto. Com isso, os dois passaram a alterar dados para liberação de documentos, mediante pagamento.

Segundo o delegado regional de Divinópolis, Fernando Vilaça, o aumento no número de emplacamentos foi o que despertou a atenção das autoridades. “Antes emplacávamos cerca de 300 veículos por mês. Esse número passou para mais de 700 no ano seguinte. Ao mesmo tempo, há suspeitas de que o patrimônio dos denunciados tenha crescido rapidamente”, diz.

Pelo menos 3 mil veículos teriam sido emplacados de forma ilegal na cidade. Segundo o promotor Fábio Galindo Silvestre, os condutores e despachantes que se beneficiaram também serão investigados. Tanto eles quanto os policiais podem pegar até 16 anos de prisão..

De acordo com o promotor, o trabalho de investigação na Polícia Civil continua. Existem ainda 19 inquéritos em andamento e sete ações por improbidade administrativa ainda em apuração. “São crimes que vão desde falsidade ideológica, falsificação de documentos até envolvimento com tráfico”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário