sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dois policiais civis são mortos a tiros ao tentar prender bandido


Os policiais civis José Nivaldo Amaral, 46 anos, e Leone José Pereira da Silva, ambos lotados na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares – ES, foram mortos a tiros quando tentavam prender um homem em uma fazenda em Córrego Rodrigues, no município de Sooretama, Norte do Estado.
Segundo informações iniciais, as vítimas chegaram à residência para cumprir um mandado de prisão e foram recebidos a tiros pelo suspeito de ter cometido o crime, explicou o Chefe de Polícia, delegado Joel Lyrio. “Ao chegarem ao local, os três policiais civis e um militar constataram a presença do suspeito e foi dada a voz de prisão. O suspeito sacou o revólver e deu um tiro em um policial civil”, disse.
Em seguida, o outro policial civil entrou em luta corporal com o suspeito. Mas como o criminoso era maior e mais forte que o policial, conseguiu reagir e disparar. “Neste momento o terceiro policial, um militar, efetuou o disparo e matou o homem que era procurado. As três vítimas morreram no local”, explicou Joel Lyrio.
Policiais eram experientes
O policial Leone José Pereira da Silva morava em Linhares, trabalhava na DCCV do município e tinha 20 anos de polícia. Ele atuava como chefe de investigação do Departamento de Polícia Judiciária de Linhares.
José Nivaldo Amaral também fazia parte da equipe da delegacia de Linhares. Ele era recém-incorporado à Polícia Civil e ex-policial militar. Amaral foi cabo da Polícia Militar antes de ingressar como investigador na Polícia Civil do Espírito Santo, após 19 anos de espera pela homologação do concurso público no qual fora aprovado junto com outros 311 colegas.
O homem procurado pela polícia teve apenas o primeiro nome divulgado. Ele se chamava Ednei e há informações de que o mandado de prisão era de outro Estado. “Em princípio havia mandado de prisão contra ele fora do Espírito Santo”, informou o delegado Joel Lyrio.
O Chefe de Polícia também informou que o sentimento é de comoção e profunda tristeza pela perda dos policiais. “Não temos palavras para expressar esse momento para a Polícia Civil e para as famílias. A gente está muito consternado com o fato. Todas as equipes possíveis foram mobilizadas para Linhares. Ainda precisamos entender o que realmente aconteceu durante a abordagem. Estamos muito tristes. Não é uma situação normal uma abordagem com óbitos de policiais e abordados”, disse.
Sindicato dos Investigadores de Polícia lamenta a tragédia
O presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Espírito Santo (SINPOL-ES), Júnior Fialho, disse que a entidade lamenta o ocorrido. “A perda não é apenas para a categoria, mas para toda sociedade capixaba que deixa de contar com mais dois homens que dedicavam suas vidas para garantir a segurança e o bem estar da população. Só resta o sentimento de dor e vazio entre a família e os amigos” lamentou.
Fialho informou ainda que na tarde desta quinta-feira (18), antes mesmo da tragédia acontecer, foi realizada uma assembleia na sede do sindicato, a fim de discutir a segurança dos policiais. “Por coincidência ou não, durante o encontro, foi deliberada um agenda de paralisação e atividades para chamarem a atenção do Governo do Estado. Agora, depois dessa notícia, só nos resta mostrar o mais rápido possível nossa indignação por meio de uma greve”, destacou.

2 comentários:

  1. Tombou em confronto com polícia de Vitória do Espírito Santo nesta noite de quinta-feira (18) o assassino Edinei Brito Pereira, homem que vinha sendo procurado pela Polícia Civil de Itabuna desde 10 de janeiro desse ano. Infelizmente, segundo as informações do delegado da DH (Delegacia de Homicídios ) Marlos Macedo, o elemento enquanto estava sendo encontrado conseguiu atirar e matar dois policiais. São eles: Os José Nivaldo Amaral, 46 anos, e Leone José Pereira da Silva, ambos lotados na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Linhares.

    Edinei Pereira matou com uma bala perdida a dona de casa Maria Lúcia Pereira, popularmente conhecida como dona Lucinha, 53 anos, no último 10 de janeiro, na Rua São Paulo, bairro São Caetano. Na ocasião ele tentava matar um adolescente conhecido como “Belisco”, que conseguiu escapar. A mulher chegou a ser socorrida para o Hospital de Base, mas não resistiu. Além desse crime, ele mesmo preso encomendou a morte da sua ex-companheira, Andréia Bispo dos Santos, de 31 anos. A mulher foi assassinada de forma brutal.

    ResponderExcluir
  2. Polícia Civil de Vitória de luto Foto/Gazeta
    Polícia Civil de Vitória de luto


    Após darem voz de prisão ao homem e se prepararem para algemá-lo, os policiais foram surpreendidos com a reação do bandido. “Ele estava armado, sacou o revólver e atirou em um policial civil”, explicou um colega de trabalho.

    O primeiro baleado foi Leone da Silva. Ele foi atingido no olho por um tiro, que saiu pela nuca. Diante da situação, seu colega investigador José Nivaldo reagiu e entrou em luta corporal com o criminoso. Mas Ednei era fisicamente mais forte do que ele e o matou com um tiro na garganta. A bala saiu pela testa.

    De acordo com o delegado Marlos Macedo, todos os detalhes sobre o mandado de prisão preventiva de Edinei já estavam em poder da inteligência da Polícia Civil da Bahia e informada para a polícia de Vitória. Porém, relatos preliminares apontam que, dois policiais bateram na porta do assassino para informar do mandado de prisão e foram recebidos a bala. A princípio o bandido estava em Serra, após ter conhecimento que as autoridades capixaba tinham conhecimento dos crimes cometidos por ele, Edinei fugiu para a Grande Vitória, onde morreu e tirou a vida de dois pais de família.

    ResponderExcluir