sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SAMU AMBULÂNCIAS SUCATEADAS EM BETIM Servidores reclamam de sucateamento


Segundo eles, ambulâncias estão paradas na oficina por falta de peças e manutenção
Publicado no Super Notícia em 24/08/2012
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
DAYSE RESENDE
FOTO: SERVIDORES DO SETOR/DIVULGAÇÃO
Maioria dos veículos está parada no Centro Administrativo por falta de pneus
Criado para atender à população de Betim, na região metropolitana da capital, em situações de emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está funcionando de maneira precária, devido à falta de manutenção de equipamentos e ambulâncias. Alguns dos veículos, como constatou a reportagem depois de denúncia feita pelos próprios funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, estão em estado de sucateamento.

Além disso, segundo servidores, seis ambulâncias do município que atendem às Unidades de Atendimento Imediato (UAIs) e aos pacientes de domicílio que fazem consultas especializadas, fisioterapias, hemodiálise, rádio e quimioterapia, estão paradas na oficina do Centro Administrativo por falta de peças e manutenção. Já a central de regulação do Samu e do Transporte Sanitário, com sede no Filadélfia, está funcionando em condições precárias, com teto com goteiras e dejetos de pombos.

Enquanto isso, conforme informações do funcionário R.S., uma parcela dos pacientes, inclusive os acamados, está sendo transportada em Doblôs - carros menores, que não têm dimensões adequadas. "Esses veículos são pequenos e não têm macas retráteis. Assim, o paciente tem que ser carregado até o carro. Isso dificulta o nosso trabalho. Tenho dois colegas, inclusive, que já se afastaram do cargo porque foram diagnosticados com problemas na coluna devido ao excesso de peso que carregam para ajudar os necessitados", disse.

O motorista Eli Tolentino contou que a situação só não é pior porque os funcionários, por conta própria, improvisam alguns reparos. Tolentino, por exemplo, contou que o teto da central de regulação foi remendado com sacos plásticos e esparadrapos.
Prefeitura contesta denúncias
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o município conta com dez ambulâncias no Samu e dezesseis no Transporte Sanitário. Dessas, segundo o órgão, apenas quatro estão em manutenção. Sobre a Central de Regulação do Samu e do Transporte Sanitário, a assessoria informou que, nesta gestão, a sede apresenta uma instalação moderna, que foi construída e ampliada. "Em janeiro de 2009, o Samu funcionava em uma sala escura nos fundos do Hospital Regional. Hoje, a estrutura conta com sala de estar com televisor, banheiros, quartos para descanso, cozinha e estacionamento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário